
Inglês de 34 anos triunfou no Tour Championship vencendo pela primeira vez nos Estados Unidos
Há muito considerado o melhor golfista do mundo sem títulos no PGA Tour, Tommy Fleetwood conseguiu finalmente quebrar a malapata – e logo em grande. O inglês de 34 anos foi o vencedor do Tour Championship em Atlanta e, consequentemente, da FedEx Cup 2025, arrecadando um prémio de 10 milhões de dólares e subindo de 10.º para 6.º no ranking mundial.
Terceira e última etapa dos play-offs da FedEx Cup, o Tour Championship contou com os 30 finalistas da época e jogou, como habitualmente, no East Lake Golf Club, cujo campo é de Par 70.
Partindo para a jornada de domingo empatado na frente com o norte-americano Patrick Cantlay, Fleetwood encerrou com o resultado de 67 pancadas, para um total de 262 (-18), e ganhou com três de vantagem sobre o anterior co-líder e sobre o também americano Russel Henley, que partilharam o título de vice-campeões.
A primeira vitória de Fleetwood no PGA Tour surgiu no seu 164.º torneio e ao cabo de seis segundos lugares, seis terceiros lugares e 30 classificações no top-5.
“Tive de ser resiliente em termos de me colocar de volta lá em cima, não importava quantas vezes as coisas não me corressem de feição, não importava quantas dúvidas pudessem surgir”, afirmou o britânico.
Ao longo das suas tentativas frustradas de vencer, Fleetwood demonstrou sempre gratidão pelas oportunidades e optimismo em relação ao futuro, sublinhando que preferia estar nessas situações e falhar, do que não estar de todo.
“Como qualquer pessoa normal, fiquei desapontado, fiquei triste, fiquei zangado”, reconheceu. “Mas, ao mesmo tempo, tenho plena consciência de que não adianta transformar as coisas numa experiência negativa. Só é preciso aprender com tudo e tentar fazer o melhor que se pode.”
Foi ele o melhor no cômputo dos três torneios do play-offs: foi terceiro empatado com Scottie Scheffler no FedEx St. Jude Championsip (70 jogadores) e quarto empatado no BMW Championship (50 jogadores).
Sucedeu na lista dos vencedores do Tour Championship e da FedEx Cup ao n.º 1 mundial Scottie Scheffler – o texano de 29 anos, depois do êxito no BMW Championship, acabou a partilhar o quarto lugar com o seu compatriota Cameron Young e com o canadiano Corey Conners, que fez o melhor resultado do dia ao fechar com 62.
Embora só agora tenha vencido no PGA Tour, Fleetwood era já uma estrela de primeira grandeza no golfe mundial, com sete títulos no DP World Tour (circuito europeu de profissionais) e três presenças na selecção do Velho Continente na Ryder Cup.