AcyMailing Module

Pro
> Home / Artigos
Jhonattan Vegas lidera no arranque do PGA Championship
16/05/2025 06:48 Rodrigo Cordoeiro
Jhonattan Vegas é o primeiro venezuelano e lidera no Grand Slam do golfe © PGA Tour

Veterano de 40 anos é o primeiro venezuelano a comandar num torneio do Grand Slam do golfe

Jogando na penúltima formação do dia entre as que saíram do buraco 10, Jhonattan Vegas fez cinco birdies nos últimos seis buracos para marcar 64 pancadas, 7 abaixo do Par 71, e assumir a liderança inaugural do PGA Championship, o primeiro major do ano, em curso no Quail Hollow Club, em Charlotte, Carolina do Norte. 

O venezuelano de 40 anos fez o seu resultado mais baixo de sempre em provas do Grand Slam e tem duas pancadas de vantagem sobre o norte-americano Ryan Gerard e o australiano Cameron Davis, que marcaram 66. Embora compita há muito tempo no PGA Tour, com quatro vitórias, ele nunca terminou um major no top-20. 

Num jornada de eclipse das principais figuras da modalidade, há cinco jogadores no quarto lugar com 67: o norte-americano Alex Smalley, o neo-zelandês Ryan Fox, o alemão Stephan Jaeger e os ingleses Aaron Rai e Luke Donald, este o capitão da seleção da Europa na Ryder Cup, com 47 anos. 

A PGA of America, responsável pelo torneio, não concedeu preferred lies aos 156 concorrentes, apesar da muita chuva que caiu sobre o percurso nos dias antecedentes. Ou seja, ao contrário do que é habitual nestas condições, os jogadores não puderam marcar a bola (mesmo que estivesse com lama), levantá-la, limpá-la e recolocá-la, o que gerou críticas. 

A partida mais mediática nos dois primeiros dias, antes do cut para o fim-de-semana, é a que envolve os números 1, 2 e 3 no ranking mundial, respectivamente Scottie Scheffler (fez 69 pancadas, encontrando-se entre os vigésimos), Rory McIlroy (74) e Xander Schauffele (72), este o detentor do título. As condições estavam tão difíceis que, no buraco 16, um Par 4, todos eles fizeram... duplo bogey