
A amadora portuguesa voltou a estar em bom plano no principal circuito europeu de profissionais
A amadora portuguesa Sofia Sá, de 21 anos, concluiu a terceira e última volta do Tipsport Czech Ladies Open com 68 pancadas (-4), o que lhe proporcionou uma subida de 11 lugares para as 40.ªs classificadas.
Foi o segundo torneio de Sofia em três semanas no Ladies European Tour (LET), o principal circuito europeu feminino de profissionais. A 8 de junho, na sua estreia no LET, tinha sido 30.ª no Open de Tenerife, em Espanha.
Em ambas as provas, a atleta da Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago (mas que compete ao longo do ano pelas Horned Frogs da Texas Christian University, nos EUA), jogou com convites obtidos pela Federação Portuguesa de Golfe.
O Tipsport Czech Ladies Open, com 132 concorrentes à partida e dotado com €300.000 em prémios monetários, decorreu no Royal Beroun Golf Club (Par 72), na região checa da Boémia Central.
Sofia estava entre as 12.ªs após a primeira volta, com 68 na abertura. Ontem, na segunda, fez 72 descendo para as 50.ªs, mas tornando-se a primeira portuguesa a passar dois cuts em eventos do LET na mesma época. E hoje terminou com nota alta, repetindo o resultado inaugural para um total de 208 (-8).
“Fico sempre contente por passar o cut e competir ao mais alto nível”, disse Sofia ao Gabinete de Imprensa da FPG, acrescentando: “Esta semana o nível esteve mesmo muito forte — a vencedora fez -17 em três voltas, o que diz tudo. Levo boas sensações e também algumas coisas para melhorar para o European Ladies Team Championship.”
O European Ladies Team Championship, do calendário da EGA (European Golf Association), é o Campeonato da Europa por Equipas em Senhoras, indo realizar-se entre 8 e 12 de julho no Golf de Chantilly, em França.
Sofia integrará a seleção nacional de Portugal juntamente com Amélia Gabin (ADC Quinta Lago), Francisca Ferreira da Costa (CG Miramar), Francisca Salgado (CG Vale Janelas), Inês Belchior (CG Terras Comporta) e Nicole Sardinha (RIO).
O Tipsport Czech Ladies Open foi ganho pela sul-africana Cassandra Alexander, que fechou neste domingo com a excelente marca de 62 (-10). Somando 199 (-17), arrecadou o troféu com duas pancadas de vantagem sobre a espanhola Luna Sobron e a inglesa Esme Hamilton, que partilharam o segundo lugar com 201 (-15).